Como podemos dar entrada na aposentadoria do INSS?

Quando falamos em INSS, logo pensamos em aposentados e pensionistas. Desta forma, sabemos que, em algum momento, deveremos dar entrada na aposentadoria, mas, o que muitas pessoas não sabem é como conduzir esse momento tão importante da vida.

Hoje, é possível dar entrada na aposentadoria através do atendimento presencial, que voltou a ocorrer, solicitando o agendamento pelo número 135. Além disso, ainda é possível contar com os postos que oferecem atendimento espontâneo, onde são dadas informações ou orientações no guichê, sem a necessidade de agendar horário.

Entretanto, também é possível acessar todos os serviços da Previdência Social através do aplicativo Meu INSS ou site, sem precisar comparecer a uma agência. Sendo assim, o segurado pode fazer pedidos de aposentadoria, auxílios, Benefício de Prestação Continuada (BPC), perícia médica, entre outros, tudo de forma online.

Como realizar o agendamento para atendimento no INSS?

Para garantir o agendamento, é necessário acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135. Após receber uma senha, você deverá comparecer a uma agência no dia e na hora marcados. Paralelamente, os atendimentos espontâneos podem ser feitos em algumas situações:

  • Contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
  • Concluir solicitações através dos canais remotos ou quando a centro não tem a informação disponível;
  • Inscrição no CadÚnico;
  • Reativação do BPC, depois da atualização do CadÚnico.

Como solicitar o benefício pelo Meu INSS?

Hoje, solicitar o benefício de aposentadoria do INSS ficou mais fácil, pois tudo pode ser feito de maneira remota. Confira o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo “Meu INSS”;
  • Crie um cadastro e faça login com a conta gov.br;
  • Escolha “Novo Pedido” na página inicial;
  • Siga as instruções e avance no pedido.

Através do aplicativo, o solicitante pode enviar a documentação digitalizada pelo celular. Após realizar a solicitação, ainda é possível acompanhar o andamento do seu pedido com o número de protocolo de requerimento.

O que é necessário para o atendimento presencial?

Para conseguir o atendimento presencial, basta apresentar um documento com foto para ser atendido na agência. Em caso de pessoas com deficiência auditiva, é possível entrar com um acompanhante.

Horário de atendimento das agências do INSS

As agências do INSS realizam suas atividades de segunda a sexta-feira. Porém, o expediente dependerá da unidade, onde pode variar entre 7h e 14h. Para efetuar perícia médica, o funcionamento ocorre até as 18h.

Quando ocorre o primeiro pagamento do INSS?

O primeiro pagamento do INSS pode ser recebido após 30 dias. Entretanto, em alguns casos, o prazo pode se estender até 90 dias. Inclusive, é necessário citar que o prazo é contado a partir da entrega da documentação.

Como receber o primeiro pagamento da aposentadoria?

Para receber o primeiro pagamento do INSS, é necessário ir até à agência bancária, que está determinada na carta de concessão. O contribuinte deverá levar a carta acompanhada de um documento de identificação com foto para receber o valor.

Inclusive, vale citar que, caso você não consiga comparecer à agência bancária indicada na carta de concessão, é possível solicitar a mudança de agências, mas, o processo de troca costuma ser demorado.

Por outro lado, caso você não compareça à agência informada na carta de concessão, em um prazo de 60 dias para receber o dinheiro, o valor será bloqueado. Após esse bloqueio, será necessário solicitar um Pagamento Alternativo de Benefícios (PAB).

Em caso de pessoas que entraram na justiça para ter direito ao benefício e ganharam, além do primeiro pagamento, os valores atrasados também serão pagos na mesma agência.

Como acompanhar os demais pagamentos do INSS?

Para conferir os demais pagamentos do INSS, basta acompanhar o valor através do aplicativo Meu INSS, que conta com todas as informações do seu benefício. Para se cadastrar, basta clicar aqui.

Leia mais: INSS: Aposentados e pensionistas terão uma grande surpresa em seu Extrato; confira detalhes!

Leia também