INSS errou o valor do benefício! E agora? O que podemos fazer?

Embora poucas pessoas saibam, existem muitos casos onde o INSS errou o valor do benefício de aposentados e pensionistas. Neste sentido, quando isso ocorre, o beneficiário acaba recebendo um valor menor do que, realmente, teria direito.

Sendo assim, fica o questionamento: o que fazer? Existe alguma maneira de solicitar uma revisão de valores? Erros são comuns, e é claro que existem algumas maneiras de solucionar o problema. Por isso, trouxemos este texto que vai te ajudar a resolver quando isso acontecer!

Para começar, o primeiro ponto é descobrir quais erros podem acontecer com o benefício, e aprender como resolver cada caso. Isso porque existem alguns fatores que o INSS considera na hora de fazer o cálculo do benefício, e são muitas informações coletadas neste processo.

Entre os principais erros, temos salários de contribuição, tempo de contribuição, atividades especiais, trabalho rural, entre outros. Dessa forma, por ser um grande número de informações, o INSS pode acabar cometendo algum erro no processamento destes dados.

Quais os erros mais comuns no INSS? INSS errou o valor do benefício, o que fazer?

Diversos erros de cálculo podem ocorrer durante o processamento do INSS, mas, entre os mais comuns, pode-se citar:

  • Informações erradas sobre salários, diferente do valor constante no contracheque;
  • O INSS pode cometer erros ao não computar tempos de contribuição previamente comprovados;
  • Quando o trabalhador possui duas ou mais inscrições no INSS, o sistema pode errar não juntando corretamente os dados de cada uma delas;
  • Quando o trabalhador complete todos os requisitos para poder se aposentar, mas somente algum tempo solicitou o benefício, ele tem o direito de escolha a data que lhe dê o maior benefício;
  • Em casos do trabalhador ter tempo especial de atividade laboral insalubre, este período também deverá ser computado, mas, é bastante comum que não convertida devidamente;
  • Quando se trata de um trabalho rural, é comum que o período total de atividade não seja computador. Neste caso, é possível provar a atividade através de documentos e testemunhas.

Como identificar erros do INSS?

Basicamente, a maneira mais fácil de identificar possíveis erros no cálculo do INSS é através do cartão de concessão. Através dela, será possível conferir as informações de como foi realizado o cálculo da aposentadoria. Geralmente, o INSS envia a carta pelos correios, mas, caso precise, você pode solicitar outra.

Dessa forma, caso identifique algum erro, não faça o saque do valor disponibilizado. Isso porque, caso faça o saque, estará concordando com o valor calculado. Após isso, compareça à unidade do INSS mais próxima e relate o erro.

Por outro lado, caso você já tenha sacado o valor, e somente identifique o erro depois de algum tempo, é possível solicitar a revisão do benefício, seja no próprio INSS ou através da Justiça.

O que é uma carta de concessão?

Quando alguém é aprovado para receber um benefício do INSS, recebe uma carta de concessão do benefício. Sendo assim, é através da carta que é possível identificar qualquer erro de cálculo cometido. Isso porque é na carta de concessão que estão todas as informações de como foi feito o cálculo da aposentadoria, e como ela deverá proceder.

Como solicitar a carta de concessão pela internet?

Caso precise de uma nova carta de concessão, é possível solicitar pela internet de forma bem prática. Confira o passo a passo:

  • Primeiramente, acesse o site ou aplicativo Meu INSS e escolha “Entrar com gov.br”;
  • Em seguida, realize o seu cadastro;
  • Caso já tenha cadastro, insira seu CPF e senha;
  • Na primeira página, escolha a opção “Carta de Concessão”;
  • Por fim, visualize todas as informações e imprima o documento.

Caso queira solicitar presencialmente, basta realizar o agendamento pelo Meu INSS e comparecer à agência mais próxima.

Leia mais: Como podemos dar entrada na aposentadoria do INSS?

Leia também