5 coisas que você deve saber antes de começar a investir

Investimento, saber realizar de maneira certa requer o domínio de certas informações. É indicado avaliar as melhores possibilidades do mercado financeiro.

É possível realizar as aplicações em projetos individuais ou coletivos para geração de renda. Por outro lado, é indicado evitar investir de maneira ousada sem conhecimento.

O investimento

Sabemos que ousar com o dinheiro significa ir além de aplicações seguras como a poupança. Em situações de risco é fundamental ter informações atualizadas diariamente.

Caso o investimento seja referente à abertura de uma empresa ou até mesmo construção de imóveis para alugar é indicado também informação e avaliação de dados do setor no qual o investidor irá atuar.

A seguir apresentamos 5 dicas para a pessoa saber antes de investir.

  1. Não dificulte

Saber investir não é complicado, porém evite dificultar as suas iniciativas projetando errado as metas e as possibilidades de mercado.

Não pense que para investir é necessário ter um alto valor em mãos, pois há certos tipos de iniciativas que aceitam valores mais baixos.

2 – Avalie os riscos

É importante evitar os riscos, mas busque as informações certas sobre cada setor, segmento e ativos antes de agir. Geralmente, as operadoras bancárias que apresentam pouco dinheiro para investir são muito ruins, seja por conta das altas taxas de administração.

3 – Pesquise os títulos públicos

Para os iniciantes, é indicado tentar realizar investimento em títulos públicos que é uma das melhores opções por conciliar vantagens como alta rentabilidade, baixo risco, baixa aplicação inicial e alta liquidez.

Esse tipo de aplicação possibilita resgatar seu dinheiro a qualquer momento e sem precisar sair de casa.

4 – As taxas

Fique atento às taxas administrativas, pois certas opções não possuem taxas, enquanto outras possuem taxas altíssimas. Tenha atenção também com o prazo de aplicação, lembrando que quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, menor será a alíquota do imposto de renda.

Outro fator a ser considerado é a rentabilidade que pode ser pré-fixada, indexada à taxa Selic, indexada ao CDI, indexada ao IPCA.

5 – Tenha metas

Qualquer tipo de investimento precisa ter metas. É indicado enxergar objetivos financeiros para poder analisar o progresso e ter a motivação necessária para investir com segurança.

Seja o investidor individual ou a empresa deve saber onde se pretende chegar para investir com visão ampliada e direcionada.

Outras orientações

Para realização de aplicações é indicado zerar as dívidas para ter melhor saúde financeira, sabemos que não é bom guardar dinheiro e deixar contas em aberto.

Saiba dar um passo de cada vez, pois os juros das suas dívidas serão muito maiores que os dos seus investimentos.

Conclusão

Na hora de investir, é importante organizar o orçamento, saiba selecionar determinada quantia para os contratempos do dia a dia.

Lembramos que manter a ordem dos orçamentos e valores certos para investir a pessoa precisará resgatar suas aplicações antes do planejado, isso poderá atrapalhar e acabar com todo seu planejamento financeiro.

Tenha sempre objetivos claros, possuir um objetivo é fundamental para que você consiga avaliar se as ações que tem realizado realmente estão indo na direção certa para obter resultados.

Leia também