Ações da Petrobras estão valorizando; vale a pena comprar?
Mantendo o movimento de alta da Bolsa de Valores no Brasil, as ações da Petrobras estão sofrendo sensível valorização nos últimos dias . O anúncio da nomeação de Adriano Pires como novo presidente da companhia animou o mercado, ainda que falte a formalização de sua indicação, o que deve ocorrer no dia 13 de abril após o anúncio ao novo conselho da Petrobras.
Até o momento, os principais papéis atrelados à companhia (PETR3 e PETR4) estão sofrendo valorizações da ordem de 1,88 até 2,97. Especialistas apontam condições de valorização de até 50% para os títulos da Petrobras a curto prazo e sinalizam que o avanço das negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia podem ser determinantes para ajudar a elevar ainda mais os valores das ações das empresas petrolíferas nos próximos dias.
A maior parte das corretoras especializadas têm indicado a compra de títulos PETR4, vislumbrando nesses uma possibilidade maior de ganho, aproveitando-se da escala de alta para vender os papéis assim que atingirem o topo novamente.
Veja quem é o novo presidente da Petrobras
Adriano Pires tem 64 anos e é especialista em energia, tendo atuado nos últimos anos no mercado privado assessorando empresas de captação e geração de energia. Defensor de um programa radical de privatização, Adriano é Doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris 8 (Sorbonne). O mercado enxerga em sua nomeação uma esperança de modernização e revisão para eficiência dos processos de produção da empresa petrolífera, a abertura de frentes para o mercado internacional e a eventual privatização da companhia que já teve setores abertos para investimentos estrangeiros desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Presidente do Flamengo assume direção do conselho da Petrobras
Além da troca na presidência da Petrobras, o governo federal implementou a troca na presidência do conselho da empresa, nomeando o engenheiro Luiz Rodolfo Landim Machado, de 65 anos. Com ampla experiência em gestão de negócios, tendo atuado na própria Petrobras por quase 30 anos, Landim une aspectos técnicos ao perfil político. Elementos considerados essenciais para a gestão de uma companhia estratégica como a Petrobras. Além disso, Landim é presidente do Flamengo.
Pires defende mecanismos de amortização e privatização radical
Ao mesmo tempo em que acena ao mercado com a defesa irrestrita da privatização da companhia, Pires terá o desafio de blindar a Petrobras do desgaste político referente ao alto preço dos combustíveis no Brasil. O novo presidente da empresa tem defendido formas de subsidiar o combustível em momentos de alta internacional e a criação de um fundo de estabilização para amortecer a elevação de preços. Esse fundo seria criado com os dividendos da empresa. Resta saber o que os acionistas vão achar de suas ações após a posse. Até o momento o clima é de contentamento e esperança.
Há quem não ache um bom negócio ter ações da Petrobras
Embora existam os entusiastas dos investimentos em ações da Petrobras, há os que não enxergam no cenário atual um bom momento para se adquirir papéis da empresa. Flávio Conde, especialista de Renda Variável da Levante Ideias de Investimentos, não recomenda ter ações da Petrobras, mesmo com o desempenho positivo nos últimos dias. O analista destaca que, nas próximas semanas, com atenção a um possível término na guerra na Ucrânia, e, os próximos meses, principalmente, a partir de junho, com a eleição presidencial em foco, podem ser voláteis e ruins para o desempenho dos ativos.