Benefício Cessado no INSS: O que é, O que fazer, Como recorrer e Consultar Status?
Todos os anos o INSS realiza uma revisão com os segurados e alguns deles acabam tendo o benefício cessado do INSS. Porém, o que é ter o benefício cessado, o que fazer, como recorrer e consultar o status? Continue conosco e fique por dentro de todas essas informações.
Apesar de o INSS cessar o benefício de alguns segurados, isso não é nada definitivo. Logo, é possível realizar algumas ações e reativá-lo. Ademais, é comum que o INSS acabe surpreendendo alguns beneficiários, de modo negativo, com a surpresa da suspensão da aposentadoria ou de outros benefícios.
Não é nada agradável saber que o dinheiro que permite o seu sustento não irá cair na conta no próximo mês, isso acaba gerando dívida em alguns beneficiários. Portanto, saiba o que fazer quando isso acontecer com você ou com alguma pessoa da sua família e reverta a situação o mais rápido possível.
O que é a cessação do benefício
Em tese, a cessação é quando o pagamento mensal do benefício é cancelado e extinto. Desse modo, apesar do caráter definitivo, essa situação pode ser revertida. No entanto, é importante saber que ter o benefício cessado difere de tê-lo suspenso ou bloqueado.
Ademais, quando ocorre a cessação do benefício, o INSS não realiza mais os pagamentos mensais aos segurados, pois é entendido que essa obrigação não existe. No entanto, caso o benefício seja temporário, a instituição avisa aos beneficiários que o pagamento será extinto.
Muitos benefícios acabam por ter os pagamentos cessados devida a incapacidade, como na aposentadoria por invalidez, no auxílio-doença, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e outros.
O que fazer quando o benefício do INSS é cessado
Ao receber a informação de que teve o benefício cessado, é importante buscar a razão para que isso tenha acontecido. Desse modo, uma das maneiras de realizar a consulta e ter acesso a essa informação, é por meio do atendimento do INSS pelo telefone, no número 135.
Ademais, você também pode descobrir o motivo de ter tido o benefício extinto acessando o site ou o aplicativo Meu INSS. Na seção “carta de concessão” irá informar o motivo que o INSS deu para deixar de realizar o pagamento do benefício. Após descobrir o motivo da cessação do benefício, você deverá proceder para reativá-lo.
Como recorrer
Caso você tenha tido o benefício cessado, saiba que pode contestar o INSS a qualquer momento. Logo, a contestação pode ser realizada por meio de recurso administrativo direcionado ao INSS, ou com ação judicial para o restabelecimento do benefício. Ter um advogado para realizar o processo pode ser mais eficiente, visto que poderá analisar toda a situação e identificar quais são os documentos necessários.
Em seguida você deverá passar por uma perícia médica do INSS e eles irão realizar a análise dos documentos. Caso identifiquem o erro, o benefício será restabelecido e você irá recebê-lo de forma retroativa os que foram acumulados.
Como realizar a consulta do status
Realize a contestação por meio do app do Meu INSS. Após, basta efetuar o login, e ir à opção agendamentos e/ou requerimentos. Em seguida, em “novo requerimento” selecione a opção “reativar”. Abra e adicione a petição e os documentos que comprovem que ainda tem direito ao benefício. Após, envie a solicitação.
A consulta do status do processo pode ser acompanhada de modo fácil e rápido por meio do mesmo app. A plataforma do Meu INSS te manterá informado sobre o andamento da sua solicitação. Além disso, em alguns casos o INSS entra em contato solicitando o atendimento preferencial do beneficiário.
Leia mais: Aposentadoria do Profissional da Saúde após a reforma da previdência