Investir na Bolsa de Valores do Zero, como?
Muitas pessoas tem medo de investir na Bolsa de Valores acreditando que o investimento é algo muito além do que elas possam compreender. Porém, a Bolsa de Valores é apenas mais um opção de investimento que quando bem utilizada, pode trazer bons rendimentos.
E apesar da Bolsa de Valores ser um investimento de alto risco, muitos investidores apostam nela para conseguirem mais lucros.
Entenda como investir na Bolsa de Valores e se esta é a melhor opção de investimento para você.
O que é Bolsa de Valores?
Antes de entender propriamente como investir na Bolsa de Valores é preciso compreender o que de fato ela é. Trata-se de um investimento realizado de forma online onde os investidores podem encontrar empresas para negociar tanto as suas ações, quanto os seus produtos financeiros.
Ela surgiu como uma forma de fazer com que as empresas captasse recursos para que pudessem se manterem estabilizadas.
Assim, quando você investe em uma empresa, você está então comprando parte dela, porém, você não vai decidir efetivamente nas decisões da mesma, apenas receber os lucros futuros que ela apresentar.
Além disso, esta é uma forma rentável tanto para os investidores, que tem a oportunidade de obterem mais lucro, quanto para as empresas que obtém dinheiro para o seu crescimento com juros menores do que os de um banco.
Investir em determinada empresa, significa compra parte de suas ações.
O que são ações?
Ao investir na Bolsa de Valores você adquiri ações de determinada empresa. As ações nada mais são do que pequenos pedaços desta empresa. Para que você compreenda melhor, é como se a empresa fosse dividida em pedaços e cada pedaço é vendido a determinado preço.
Quando você se torna acionista da empresa, comprando uma parte das ações, você então se torna sócio dela.
E através desta sociedade que você então tem direito aos lucros, e em determinados casos, até mesmo o direito de voto decisório em assembleias.
Existem dois tipos de ações: as ações ordinárias, que neste caso, darão direito ao voto em assembleia, e ações preferenciais, que dão direito ao recebimento apenas do dividendos.
Para que você comece a comprar e vender ações na Bolsa de Valores, você precisará então participar de um fundo de investimento ou corretora de valores.
Diferença entre fundos de investimento e corretoras
A diferença entre um fundo de investimento e corretoras é que ao aderir ao primeiro, você não poderá escolher em qual mercado de ações participar, além disso, este é um investimento conjunto.
Mas se você decidir investir na investir na Bolsa de Valores sozinho você poderá então abrir uma conta em uma corretora de valores, devendo transferir a quantia desejada para o investimento diretamente para esta conta.
Como abrir uma conta em uma corretora?
Abrir uma conta em uma corretora é muito simples, basta que para isso você realize um cadastro rápido e depois disso, as empresas já vão te liberar para que assim você comece a operar.
E não se preocupe com as intermediações de compra e venda, pois estas serão deliberadas através da própria corretora.
Além disso, você pode comandar estas ações por internet ou até mesmo, por telefone, de maneira muito prática.
O valor cobrado pelas corretoras para a realização do serviço varia, sendo necessário que você realize uma pesquisa para saber qual a melhor corretora escolher.
Investir na Bolsa de Valores é uma boa ideia?
Se você está buscando por um bom rendimento a longo prazo, esta é a oportunidade que faltava. Apesar de no Brasil não se ouvir falar muito em investimentos em outras áreas que se não a da poupança, este é um negócio muito bom.
Muitas pessoas acredita que investir na Bolsa de Valores vai fazer com que elas tenha prejuízo, uma vez que este investimento é considerado de alto risco. Porém, o risco está inteiramente ligado ao prazo.
Acredita-se que realizar investimentos a longo prazo trazem melhores retornos, existem inclusive pesquisas que mostram isso. É o casa da pesquisa realizada pelo autor Jeremy Siegel que realizou um estudo com ações compradas nos Estados Unidos, mostrando os seus comparativos.
O estudo revelou que de acordo com a inflação, os investimentos podem ter um retorno de até 6 % ao ano de acordo com os descontos.
No entanto, existe também boas ações opções de investimento a curto prazo, basta que você saiba como investir.
Qual o valor mínimo para começar a investir?
Um grande equívoco que é bastante comum é as pessoas acreditarem que para começar a investir na Bolsa de Valores é preciso ter muito dinheiro quando na verdade não é.
Você pode começar a investir com qualquer valor, no entanto, investimentos abaixo de R$ 1000,00 devem ser direcionados a fundos que não possuem custos tão altos.
Quais os riscos em Investir na Bolsa de valores?
Todo investimento que se apresenta com maior rentabilidade no mercado é considerado de alto risco.
E nesse sentido, existem dois tipos de risco:
- Risco de liquidez: você pode correr o risco de não conseguir vender suas ações no mercado a um preço bom pois as empresas das quais você possui ações, não são muito negociadas na Bolsa.
- Risco de desvalorização do ativo : trata-se do risco de que a empresa apresente um mal desempenho, tendo uma queda nos seus lucros e assim, desvalorizando suas ações.
Custos para a operação
Ao começar investir na Bolsa de Valores você possui então três custos: o primeiro, como já foi dito, diz respeito às taxas de corretagem cobradas pela corretora, o segundo à taxa de custódia e o terceiro, à tributação.
Ainda no que diz respeito à corretagem, você ainda pode pagar pelo pagamento de dois tipos de serviço:
- Serviço de corretagem fixa, onde você paga para a corretora a mesma quantia independentemente da quantidade ações que você negocia.
- Serviço de corretagem variável, onde você paga de acordo com o valor total do que foi realizado.
A corretagem fixa contudo, é a mais escolhida pelos investidores, uma vez que ela acaba sendo mais vantajosa na maioria das vezes.
No que diz respeito à taxa de custódia, este trata-se de um valor de serviço cobrado para manter suas ações. No entanto, se você investir em fundos, o valor desta corretagem será diluído entre todos os cotistas.
O último custo que você terá que arcar ao investir na Bolsa de Valores é o da tributação de impostos sobre o valor que é ganho. Nesse caso, trata-se do Imposto de Renda que é pago de acordo com os rendimentos mensais. Contudo, existem muitas corretoras que já incluem este serviço.
Investimentos de curto e longo prazo
Por se tratar de um mercado os preços são estabelecidos de acordo com a Lei da Oferta e demanda. Portanto, o preço das ações vai variar de acordo com o que você está disposto a pagar e o quanto você quer ganhar com elas.
Então para saber qual o melhor investimento para começar a investir na Bolsa de Valores é através do que chamamos de “especulações do mercado”. Isso quer dizer que o valor das ações de uma empresa variam de acordo com diversos fatores, principalmente através da opinião de grandes investidores.
Como existe uma grande variação do mercado, os acionistas então compram e vendem a todo momento em busca de ganhos massivos.
Portanto, para compreender se o investimento vai ter um curto ou um longo prazo vai depender da especulação do mercado em relação aos ativos das empresas.
Por exemplo, se compra ações com alta liquidez, logo consegue transformá-la em dinheiro em pouco tempo.
Mas não é somente de especulações que vive o mercado, entenda o que mais é preciso fazer.
Analise gráficos
A análise de gráficos pode ser chata e muitas vezes sem sentido, mas para investir na Bolsa de Valores ela se tornará fundamental.
Você então precisa analisar os gráficos para decidir quais ações comprar, quando compra e quando também é o momento de vendê-las.
Estes gráficos são montados através de demonstrativos contábeis realizados pelas empresas que desejam vender suas ações.
Para que obtenha acesso a estes demonstrativos, o jeito mais fácil é entrando no site destas empresas.
Assim, através destes documentos e das especulações do mercado, é possível avaliar se você deve ou não comprar ações daquela determinada empresa.
Conclusão
A Bolsa de valores trata-se de uma forma que as empresas descobriram para que possam captar recursos e também uma forma de investir. Ambos os lados ganham com estas transações.
Mas por se tratar de um investimento de alto risco, é preciso estar atento antes de começar a investir na Bolsa de Valores realizando pesquisas de mercado e de gráficos.
Em apenas um artigo não é possível entender toda a complexidade do estudo, mas é possível se ter uma boa noção de como começar a investir do zero e ter boas surpresas no final do mês.
É válido ressaltar que o risco é proporcional aos ganhos, por isso, vale muito a pena começar a investir na Bolsa.