Veja onde investir em 2022 com segurança

O ano de 2022 promete muitas possibilidades de investimentos. Veja onde você pode colocar o seu dinheiro com mais segurança

Onde investir em 2022? Certamente você deve estar se perguntando a mesma coisa. O ano novo já está se instalando em nossas realidades e tem gerado preocupação quanto aos investimentos que devemos fazer neste próximo período. Escolher onde colocar seus recursos é um exercício que deve ser feito com inteligência e tranquilidade, já que temos muitos fatores que devem determinar quais ativos renderão mais nos próximos meses.

Segundo especialistas, as demandas locais – sobretudo sobre a América Latina – devem causar sensível interferência no valor do dólar e do ouro, valorizando investimentos nessas duas frentes.

Um dos acontecimentos mais importantes do continente deve ocorrer no final de 2022 e será a eleição do presidente brasileiro, assim como a escolha de novos governadores, senadores e deputados.

Qualquer que seja o cenário eleitoral, a mudança ou a manutenção do poder elevarão momentaneamente indicadores clássicos como as principais operações das Bolsas latinas, ouro e dólar.

E o que mais muda?

investir em 2022

Existe um quase consenso sobre a valorização das criptomoedas. A onda que começou com o bitcoin há anos atrás está com tudo e tem turbinado a carteira de investidores. Criptomoeda sempre é uma boa pedida.

Só existe um porém. Em qual das moedas eu invisto? Em que exchange (empresas que permitem a comercialização das moedas virtuais e sua conversão por recursos tradicionais) devemos confiar?

Temos atualmente quase 14 mil criptomoedas operando segundo regras não muito claras, afinal de contas, um dos pilares desses investimentos é sua liberdade e ausência de compromisso com legislações locais.

Geralmente as cripto operam livres do compromisso de adequação territorial; não pertencem a um país ou nação, não respeitam suas leis locais, mas as exchanges em que os investidores confiam seus recursos sim. Portanto, avalie muito bem essas empresas antes de entregar suas reservas a alguém.

O próximo período será também uma fase de adequação da economia brasileira. Há a previsão de uma alta de juros extremamente elevada. Portanto, dever não é o caminho, ter a receber é a solução.

Ativos com renda fixa podem ser acordados no começo do ano desde que a previsão de retorno seja superior a 11% ao ano. Dê preferência a montantes maiores. Como há possibilidade de que a alta opere em índices mais elevados, não confie na previsão inicial do governo federal.

A construção civil deve receber aportes no começo do ano, isso fará com que fundos de investimentos ligados ao ramo imobiliário sofram valorização. Você pode optar com investimentos com resgate de 12 a 18 meses.

Já pensou em investir no futebol em 2022?

Nas últimas semanas eventuais negociações envolvendo tradicionais clubes de futebol do Brasil ganharam a mídia. A primeira, e até agora mais impactante, foi a venda do Cruzeiro ao ex-jogador Ronaldo. A outra, envolve as negociações quanto ao Botafogo e a Eagle Holding, um fundo administrado pelo empresário norte-americano John Textor e foi concretizada na última semana.

Embora as negociações estejam em etapas diferentes de validação, e os investidores tenham comprado 90% das ações dos clubes, a tendência é que logo eles comecem a colocar frações da sua aquisição à venda na Bolsa de Valores. Esse é um mercado muito novo para os brasileiros mas merece atenção. Fique atento.

Onde não investir em 2022

Por outro lado, não invista na poupança. Seria como deixar o seu dinheiro praticamente parado enquanto a inflação vai golpeando suas reservas. A poupança deixou de ser um investimento atrativo já faz algum tempo e deve ser evitado sempre que possível.

Na dúvida converse com seu gerente bancário, ele irá indicar os melhores investimentos possíveis a partir do seu perfil e da sua capacidade financeira. Para investidores conservadores, aqueles que não gostam de correr riscos, uma boa dica é reservar uma quantia para o CDB e o RDB.

No CDB (Certificado de Depósito Bancário) é como se você estivesse “emprestando” um pouco de dinheiro ao banco, e em troca, assim que fizer a transação de compra, você já saberá o quanto lhe será devolvido e em qual tempo.

O RDB (Recibo de Depósito Bancário) também funciona quase que como um empréstimo às instituições bancárias, o que muda um pouco é a rentabilidade e a forma de resgate do investimento.

Ambos, CDB e RDB são muito seguros e podem ser opções a médio e longo prazo desde que você não precise utilizar o dinheiro antes e são opções para investir em 2022. O único porém é que, embora eles permitam o resgate antecipado você pode perder algum dinheiro caso isso tenha que acontecer, por isso esclareça todos os pontos do investimento com seu gerente.

Leia também